22.9.14

22.9.14

Leitura: Fangirl


Sempre que vou na livraria comprar livros novos vou direto nos que acabaram de ser lançados pelos meus autores favoritos, ou quando vejo que alguém está falando muito do livro acaba me despertando um certo interesse também. Mas dessa vez, cheguei na livraria e peguei todos que já estavam na minha listinha por algum dos motivos ditos anteriormente e em meio a tantos livros minha mãe me mostrou um novo que havia acabado de chegar, olhei meio torto porque nunca tinha ouvido falar da autora e nem muito menos do livro. Resolvi levar. Resultado?

Em poucos dias li o livro porque fiquei completamente apaixonada e envolvida pela história. A autora Rainbow Rowell tem um jeito super doce de escrever, senti como se uma amiga minha estivesse me contando uma história na qual ela passou e acho que foi isso que mais me chamou a atenção. Em vários momentos do livro estava com os olhos brilhando de tanta emoção e ansiedade pelo que viria a seguir. Antes de cada capítulo, temos um trecho de um dos livros do Simon Snow ou de uma das fanfics de Cath, que já nos prepara para o tom que terá o capítulo. Além da história supergostosa, Rainbow Rowell ainda se deu ao trabalho de escrever trechos dos livros e das fanfics baseadas neles, e achei isso incrível!

O mais legal é que a gente acompanha todo o amadurecimento da personagem e ainda se apaixona por seu "romance" com quem você nem iria imaginar no livro! Quando estava chegando as últimas páginas fiquei morrendo de pena de terminar o livro, queria continuar na história, mas ainda senti no fim que a Rainbow me decepcionou um pouco. Esperei um desfecho bem inusitado e acabou que foi bem "comum", aquilo que você já imaginaria que ia acontecer.


Fangirl conta a história de duas irmãs gêmeas, Cath e Wren, que estão indo para a faculdade. Cath é fã de Simon Snow (uma série de livros similar a Harry Potter), do tipo que relê os livros inúmeras vezes e escreve fanfics – que têm milhares de visualizações. Ela e Wren começaram a ler os livros quando crianças, e foram eles que as fizeram suportar o abandono da mãe. No entanto, ao ir para a faculdade, Wren deseja deixar tudo para trás e começar uma vida nova, com novas experiências, enquanto Cath não consegue e não quer abandonar Simon Snow.

Cath é introvertida e tem dificuldades em interagir socialmente, e ao se ver em um lugar novo, cheio de gente desconhecida, sem a irmã gêmea ao seu lado, ela se enche de dúvidas e medos e se pergunta, o tempo todo, se irá conseguir passar por isso. Nos primeiros dias, ela só sai do quarto para ir às aulas, e suas refeições são compostas de barras de cereais que ela come na cama, enquanto tenta achar tempo entre as lições de casa para continuar escrevendo as fanfics de Simon Snow. São poucas as pessoas com quem ela se relaciona ao longo do livro: Reagan, sua colega de quarto; Levi, amigo de Reagan (e um dos personagens mais adoráveis de todos os tempos!); Nick, parceiro de escrita de Cath na aula de produção ficcional; e, ocasionalmente, Wren (quando ela não está ocupada com os novos amigos).

Além das dificuldades que ela encontra na faculdade, ela se preocupa muito com o pai, que agora mora sozinho. Ele já teve problemas com stress no passado, chegando inclusive a ter alguns episódios de colapso nervoso, então Cath procura sempre voltar para casa aos finais de semana para ver como o pai está se saindo. Ao longo do livro vamos acompanhando os dias de Cath na faculdade, como seus relacionamentos pessoais se desenvolvem e esse cuidado com o pai.


Indico demais!


2 comentários:

Deixe seu comentário, critica ou sugestão.